Menu Principal Conheça Santa Branca | Santa Branca Online
  • A CIDADE
  • NOTÍCIAS
  • EVENTOS
  • COLUNAS
  • AGENDA
  • CONTATO
Conheça Santa Branca | Santa Branca Online
  • Homepage
  • Conheça Santa Branca

Conheça Santa Branca

  • Publicado em 30/06/2022
  • Autor: Santa Branca Online
Centro Santa Branca

INTRODUÇÃO

Santa Branca, município brasileiro do estado de São Paulo, está situada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Fundada em 22 de maio de 1832, a cidade tem aproximadamente 13.770 habitantes (Censo IBGE/2010) e possui uma área total de 275km².

Com uma localização privilegiada, estando a apenas 91 km da capital do estado, São Paulo, a 26 km do Aeroporto de São José dos Campos e a 125 km do litoral norte, Santa Branca possui natureza exuberante. Cortada pelo Rio Paraíba do Sul, uma das suas belezas naturais, e com um casario histórico preservado, a cidade mantém suas peculiaridades e tradições. 

De acordo com o artigo 166, da Lei Orgânica do Município, o referido Rio é patrimônio ecológico do Município, assim como seus afluentes e a represa do Rio Paraíba do Sul, que possui uma área inundada de 7,81 km² proporcionando as suas margens, lazer e recreação à população local e aos visitantes.

No aspecto urbanístico, em Santa Branca o moderno se mistura com o antigo, existindo ainda conservado casarões da época do Império, como a Igreja da Matriz, Igreja do Rosário, Edifício Ajudante Braga e outras construções que são utilizadas como residências.

Vista Aérea 1939

HISTÓRIA DE SANTA BRANCA

Santa Branca ou a “Cidade Presépio”, como foi denominada pelos munícipes antigos, completou 184 anos. Segundo Sarkis Ramos Alwan, historiador da cidade, Santa Branca leva esse título desde a década de 50, onde era tradição dos municípios do estado de São Paulo levarem um determinado brasão e codinome. O Juiz de Paz da época, Jarbas Queiroz, defendia Santa Branca como uma cidade acolhedora, singela, pequena, com ruas estreitas e com muitas ladeiras, lembrando com essa estrutura, um presépio e consagrando dessa maneira, o “apelido” do município. O símbolo é cultivado na entrada do município com um presépio de apresentação e boas vindas à cidade. 

De acordo com Sarkis, a origem do nome presta homenagem à padroeira Santa Branca. A imagem da santa é encontrada na Igreja Matriz histórica da cidade e, foi doada pelo Capitão Bibiano José Nogueira, que liderou o movimento para a construção de uma capela em homenagem à padroeira local. 

O município comemorou dia 22 de maio de 2016, 184 anos de existência. Sua data de fundação foi o ano de 1832.

A raiz histórica da cidade de Santa Branca nasceu em 1652 com a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí. A instalação de um governo local deu impulso ao povoamento e desenvolvimento da margem esquerda do rio Paraíba do Sul.

Em 20 de Junho de 1833 o sargento-mór Victoriano José de Moraes, foi eleito pela Câmara Municipal de Jacareí como Juiz de Paz de Santa Branca. Aos poucos o município se estruturava com o núcleo das autoridades que deveria conduzir o destino do povo e da região, ainda que, dependente das autoridades de Jacareí.

A vila foi crescendo e em 20 de fevereiro de 1841, a Assembleia Legislativa Provincial, aprovou o projeto de lei elevando o Curato à condição de Freguesia. Isso perdurou até 1856, quando a Freguesia foi promovida à condição de Vila.

Em seguida, foi realizada a primeira eleição para a Câmara Municipal de Santa Branca. A posse deste colegiado eleito, por imposição da Câmara Municipal de Jacareí, foi realizada na cidade e não na Vila de Santa Branca.

Apenas em 1908, o Capitão José Luiz de Siqueira passou a assinar documentos, atos e o expediente de rotina como Prefeito. Em finais de 1908, tomou posse o primeiro prefeito eleito de Santa Branca, Claudino José de Souza.

Com forte influência da igreja católica, a Igreja Matriz de Santa Branca é uma das construções mais antigas e, considerada o cartão postal do município. Em 29 de março de 1832, ano de fundação do município, a Capela de Santa Branca foi elevada à condição de Capela Curada pelo bispo de São Paulo, Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade. No ano seguinte, em 03 de julho de 1833, o Padre João Batista da Silva Borges tomou posse como capelão, sendo celebrada a primeira missa. Em 25 de julho do mesmo ano foi celebrado o primeiro casamento na capela.

Santa Branca está situada no interior de São Paulo, o acesso à cidade é feito pela Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Carvalho Pinto e Nilo Máximo, próximo ao aeroporto de São José dos Campos. O município conta com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes.

O Rio Paraíba do Sul atravessa todo o território de Santa Branca. De acordo com o artigo 166, da Lei Orgânica do Município, o rio é patrimônio ecológico da cidade, assim como seus afluentes e a represa do Rio Paraíba do Sul. 

Com a predominância do setor industrial, a economia da cidade é diversificada e abriga indústrias não poluentes, um setor comercial e serviços que atende a demanda dos munícipes e turistas. Em função de seus recursos naturais e históricos, a indústria turística tem alta influência na economia local.

 

DATAS IMPORTANTES

  • 22 de maio de 1832 – Criação do Curato de Santa Branca;
  • 11 de dezembro de 1839 – Criação da Paróquia;
  • 08 de fevereiro de 1841 – Criação da Freguesia;
  • 05 de março de 1856 – Criação do Município;
  • 25 de agosto de 1892 – Criação da Comarca.

 

FERIADOS MUNICIPAIS

Os feriados municipais foram fixados na Lei Municipal nº 1545/2014, são eles:

  • Sexta-feira da Paixão;
  • 22 de maio - Emancipação Política da cidade;
  • Corpus Christi;
  • 26 de setembro - dia da Padroeira.

  

 GENTÍLICO

  • Quem nasce em Santa Branca é santabranquense

 

 

Bandeira de Santa Branca

BANDEIRA

A configuração da Bandeira Municipal de Santa Branca é constituída com o fundo em cor branca, a margem lateral em cor vermelha, no centro a faixa azul e no canto superior direito, o Brasão Municipal, estabelecido através de projeto de Lei de autoria do vereador Renato Paiva Costa

A Bandeira, idealizada pelos Srs. Wilson Chaves de Souza e Roberto Gonçalves em 1978, foi declarada símbolo oficial do município através da Lei Orgânica em 1990.

Saiba abaixo o significado de cada uma das cores:

  • Fundo em cor branca: representando a paz dos habitantes;
  • A margem lateral vermelha: simbolizando o martírio da Padroeira Santa Branca;
  • Faixa azul no centro: lembra o Rio Paraíba do Sul.

 

Brasão de Santa Branca

BRASÃO

Flor de Liz e a corrente que a circunda, de prata, invoca a padroeira do município que é Santa Branca. A Flor de Liz simboliza a milagrosa Santa e a corrente lembra o seu martírio. À direita, o Brasão de Armas é em homenagem à Família Nogueira, lembrando José Joaquim Nogueira, a nobre figura da fundação da cidade, no qual doou um trecho de suas terras para servir de patrimônio à capela que seria erguida em homenagem a Santa Branca, de que Nogueira era devoto.

O Brasão dos Nogueiras tem as seguintes características: tem por armas em campo de ouro, uma banda de prata, verde e cinco peças em faixas vermelhas. No segundo campo, de sinópla verde, tem uma faixa de prata ondulante, remetendo ao caudal do Rio Paraíba.

Como suportes, o Ramo De Café frutificado na sua cor natural, pois foi à lavoura que deu riqueza a São Paulo e ao Brasil e, o trabalho incansável dos paulistas. O Feixe Da Cana, que simbolizava uma das riquezas do Município de Santa Branca. E a legenda “honor et Labor” (Honra e Trabalho), são o apanágio do nobre povo de Santa Branca.

A Coroa Mural é a propriedade do Município e, o Capacete na sua cor natural, recorda a contribuição dos santabranquenses em todas as lutas pelo bem da Pátria comum. As duas datas 8/2/1841 é a data da elevação à freguesia da Capela Curada de Santa Branca e, a de 5/3/1856 é a criação do Município de Santa Branca pela Lei nº 1.

Quanto às cores do Brasão, o vermelho é a simbologia do espírito de luta, da audácia e da tenacidade; o azul é o símbolo da nobreza e da seriedade; o verde que é a esperança lembra também, os campos férteis e as grandes pastarias do município de Santa Branca, cujos rebanhos constituem grande base econômica de produção.

 

Hino

HINO

Música: Waldemar Salgado

Letra: Benedita Pereira de Albuquerque

 

És a terra querida da saúde.

Teu céu, o mais lindo que já vi.

Tens um que de poesia que não pude,

Explicar nestes versos que escrevi.

 

Ladeada de montanhas verdejantes,

Tens no centro bem alto a tua cruz.

Cravejada de Lâmpadas Brilhantes,

Que nos lembra o madeiro de Jesus.

 

Acolhe todo aquele que procura

Abrigo no, teu solo hospitaleiro.

Neste Mundo de tantas desventuras,

Não desprezas o pobre forasteiro.

 

Deus te guarde bendita Santa Branca,

Para orgulho de um povo varonil.

Que em teu solo a tristeza estanca,

Bendizendo o glorioso Brasil.

 

 

Curiosidades de Santa Branca:

  

  • A Cachaça "Santabranquinha" 

Fonte: Youtube | Série RG | Circuito Sesc de Artes 2015

  • O Edifício Ajudante Braga

História contada por Sarkis Ramos Alwan. Gravado em 16 de março de 2012, nas dependências da Câmara Municipal de Santa Branca, com imagens de Mario Henrique Barreto e direção de Marcos Rossi

A0 Onde Comer
A1 Restaurantes
A2 Lanchonetes
A4 Padarias
B0 Onde_Ficar
B1 Hotéis
B2 Chácaras
compras
mercados
C0 Saúde
C1 Farmacias
C2 Servicos_Saude
D0 Servicos
D1 Taxis
D2 Serviços auto
Conheça Santa Branca | Santa Branca Online
© 2016 Todos os direitos reservados
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO